sábado, 22 de dezembro de 2012

Te vento em mim

 "Perdido rio
de você, ah meu rio
Você é meu rio
e eu, pedra de rio"

Fez-se um ano que ele se foi. Se foi com o vento, como dor que passa e não volta. Graças a Deus não volta, pai. Meu pai. Você morreu. Eu fiquei. Tudo bem. Tanta coisa aconteceu desde que você morreu. Sonhos se foram, novos nasceram. O amor passou, a dor se fez nova força em mim. Força destruidora, reveladora, me coloriu de tristeza e esperança. Força devastadora, me ensina todos os dias o que você tanto alertou no seu silêncio, na sua espera, no seu vício.
Eu quis tanto te salvar, nos salvar. Fazer felicidade dentro de ti, dentro de mim. Cresci feliz tristeza... você se destruindo eu brincando de me libertar de você, da minha mãe, nossa prisão. Violentados, excluídos. Você se tornou alguém substituível e eu te procurei nos colos amigos, nos ombros alheios, nos beijos enamorados. Não encontrei meu sossego, nem minha paz, pai. Experimentei felicidade, o gosto doce ainda está aqui na minha boca sedenta. Será que você chegou a ser feliz? Pai, hoje eu preciso de perdão. Me perdoa? Perdoa meus erros, minhas fraquezas...me perdoa por falhar nos meus sonhos. Eu não desisti, pai. 
Chorei tua morte desesperada por uns seis meses. Passou. Aceitei quem sou. Aceitei quem você foi. Toda dor se cura quando queremos. O tempo é arbitrário, me disse um amigo. Tempo rei, senhor de tudo, menos de mim. Meu tempo é outro, pai. O tempo da dor e da alegria, da fraqueza e da fortaleza. Sou tudo e nada, pai. 
Eu sei que Deus cuida de você. Cuida de mim hoje, pai. Por favor. Pedi tanto do senhor e você me deu tudo que podia, que conseguia. Sua fraqueza me fortaleceu na dúvida. Na falta de fé pensei em você, pensei na nossa relação, no único sonho que ainda não matei em mim. Tanta coisa aconteceu, pai....tanto passei sem você, e pela sua morte paguei com minhas conquistas. Perdi tudo, todas lágrimas derramei. Pai, tudo será meu de volta. Tu és o exemplo ruim e o melhor. Eu forço tudo, eu pressiono, eu vou até o final, eu não desisto...eu não quis ser como você. Mas hoje eu quero. Eu quero ser um pedacinho do que você foi. Do seu silêncio de dor, da sua paciência, da sua honestidade, da sua redenção. Pai, hoje eu te peço: me ensina tudo. Tudo. Toda sabedoria que me falta. Toda alegria que eu procuro ansiosa. Todo sossego que eu rejeito.
Deixa eu sonhar com você hoje. Amanhã faz um ano. Eu prometi não chorar, pai....mas todo meu rio é por você. Toda meu destino foi traçado graças a você, graças a sua confiança em mim. Eu sei que você desistiu no final. Tudo bem.... tudo bem...aprendi a perdoar, pai. Me perdoa também.
Eu vou vencer nossa dor, nossa desilusão...todo nosso fracasso. Eu me recupero de tudo, o senhor sabe. Sabe tudo, nem preciso lhe falar, você assistiu tudo de dentro de mim. Mas hoje queria seu colo, seu ombro, seu abraço que nunca veio. E eu desejei orgulhosa e vaidosa...mas não pedi. Tão mesquinho, egoísta tudo isso de querer. Quero aprender com você a abdicar, a desistir do que não pode ser nosso, do que resiste a nossa força e à própria força.
Quando eu comecei a me reerguer me puxaram pro abismo de volta, pai. Mas tudo bem. Tudo bem. Vai ficar tudo bem. Eu tomo conta de mim. Sempre foi assim. Quando precisei, me virei, fui dona de mim. Quando quis conquistei, não esperei. Quando doeu, me curei. Eu estou diferente, pai. Eu mudei. Tanta coisa aconteceu. Eu precisei duvidar de mim pra ver que tinha razão. Eu precisei me matar, pro meu sangue voltar a pulsar dentro de mim. Eu vivi na morte. Eu venci nosso fracasso. Mas não me perdoei por ele.
Pai, dorme em paz. Já faz canto nossos sonhos. Deus me sopra no ouvido todas lembranças avassaladoras. O vento sopra em mim tudo de bom que tivemos...e só assim consigo seguir. 
Pai, segue dentro de mim. Não me abandona jamais. Estamos fadados a esse amor doído, deixa ele ser sol em nós.

Um comentário:

  1. "Eu prometi não chorar, pai....mas todo meu rio é por você." Essa frase é linda.

    ResponderExcluir